quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

UM POUCO DE HISTÓRIA.

Nos dias atuais, ainda há quem acredite serem os egípcios os precursores da maquiagem.
As primeiras maquiagens foram usadas pelo povo sumério, que as executavam, utilizando-se de matérias prima extraídas da natureza  tais como: açafrão, henna, terra vermelha, carvão, fuligem, índigo, frutas silvestres roxas e vermelhas.
Tanto as mulheres como os homens se maquiavam, vale ressaltar que de formas distintas.
O povo babilônico era adepto de usar maquiagens mais carregadas. Olhos marcados pelo kohl, sobrancelhas grossas e delineadas, rostos embranquecidos, maçãs do rosto rubras e penteados diferentes. As maquiagens usadas pelos homens e mulheres eram idênticas.
Os assírios e os hindus eram adeptos pelo uso da henna, foram os assírios os pioneiros em usar os estojos de maquiagens.
Os egípcios era um povo extremamente vaidoso. Os faraós usavam muita maquiagem nos olhos e os marcavam com kohl, além de utilizarem muitos adornos coloridos na cabeça como perucas, chapéus. Cleópatra é a principal referência de vaidade relacionada a mulher do Antigo Egito.
As mulheres gregas, usavam a pele embranquecida, olhos marcados e lábios rubros.
Ao longo dos anos a maquiagem foi cada vez mais conquistando o seu espaço, até chegarmos ao século XX.

AS MAQUIAGENS E SUAS DÉCADAS.




Década de 20: Os olhos eram  bem marcados pelo uso de sombras negras e da máscara para cílios, rosto empalidecido pelo uso do pó de arroz, onde sobressaia a intensidade do blush que marcava as maçãs e batom vermelho nos lábios.

Década de 30: As sobrancelhas eram raspadas e pintadas em formato de arco. O pó de arroz, o pancake e o blush eram itens indispensáveis na composição da maquiagem da mulher desta década, além do uso de sombras e batom vermelho.




Década de 40: Devido a grande recessão por causa da guerra, existiu uma grande escassez de matéria prima para a confecção dos cosméticos para maquiagem. Pele pálida pelo excessivo uso do pó de arroz, lábios vermelhos e olhos intensamente delineados.

Década de 50: A década da elegância, com o final da guerra acabou a escassez. A mulher dos anos 50 ficou ainda mais glamourosa e feminina. Os olhos eram bem marcados pelo uso de sombras, lápis e máscaras para cílios, o delineador era um item primordial, a pele era pálida e os lábios vermelhos ainda eram constantes.

Década de 60: As cores nos olhos estavam em alta pelo uso das cores intensas. Bases líquidas, pancake, delineador em líquido, máscara para cílios e nos lábios nunca estiveram tão claros. 



Década de 70: Tudo era permitido com o movimento hippie, nos olhos cores intensas e bastante glitter. Nas maçãs do rosto intensificação no uso do blush. Batom vermelho, máscara para cílios postíços, deixando olhos bem expressivos.

Década de 80: Lábios vermelhos, muito gloss, olhos com cores intensas, blush alaranjado marcava as maçãs do rosto. Muita máscara para cílios e o surgimento da maquiagem resistente a água.

Década de 90: Chega ao fim da intensidade de cores. A maquiagem tornou-se mais natural, tons pastéis eram usados,  o blush suaviza e os olhos são usadas cores menos cintilante. O conceito é: menos é mais.

Anos 2000: Acontece a tendência da mistura entre as décadas, tudo é permitido mas com moderação o conceito, menos é mais ainda persiste.

Fontes de pesquisa: Livros - História da maquiagem, da cosmética e do penteado (VITA, Ana Carlota) / Maquiagem como profissão ( KRIZEK, Alexandre.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário